domingo, 28 de outubro de 2012

VULNERABILIDADE NA REDE

Uma grande quantidade de pessoas tem propagado nas suas “timelines” do Facebook um alerta que tem deixado alguns um tanto quanto preocupados e outros até mesmo desesperados: seus cliques em curtir no Facebook agora serão públicos e para se proteger você deve pedir para cada um de seus amigos irem até o seu perfil, clicar sobre “assinado” e retirar a subscrição de “comentários e opções curtir” e assim ajudar a manter a sua privacidade.
Mas qual é a verdade nesta informação?
Será que a sua privacidade depende de seus amigos?
A resposta é um grande e sonoro não!!!
Este tipo de manifestação, propagado indevidamente pelas pessoas através do Facebook, é uma mentira e apresenta apenas algumas informações corretas utilizadas totalmente fora do contexto.
A única informação verdadeira nisto é que realmente o Google está publicando os comentários dos usuários do Facebook em seus resultados de pesquisas, mas somente das “páginas publicas”, ou seja, aquelas que podem ser acessadas sem precisar estar “logado”, isto é, não necessitam que você insira “usuário” e “senha” para que possa visualizar seu conteúdo.
Desta forma, o que você posta nos perfis de seus amigos está seguro, e não se tornará informação pública acessível por qualquer pessoa na internet.
Também é interessante esclarecermos que o Google também passará a contabilizar a quantidade de “CURTIR” de um site para efeito de posicionamento na indexação do site em seu sistema de pesquisa.
Isto equivale a dizer que quanto mais “curtir” tiver uma matéria em um site, melhor posicionada ela ficará nos resultados das pesquisas, embora esse não seja o único fator de relevância que coloque um site no topo da busca, até porque existe toda uma engenharia complexa e sabiamente nunca revelada por trás disso.
Este tipo de falso aviso de segurança serve apenas para que as pessoas mexam desordenadamente nas configurações de segurança do facebook e acabem se tornando vulneráveis.
O procedimento indevidamente propagado serve apenas para que se possa controlar o que se deseja venha a ser atualizado quanto aos perfis de seus amigos.
Essa configuração é formada por dois quadros de opções: o primeiro regula o tanto de atualizações que você deseja receber do amigo que você assinou o perfil para receber atualizações, ou seja, você decide se deseja receber: TODAS, AS RECENTES, OU AS IMPORTANTES.
Já na parte de baixo da caixa de diálogo citada, temos quais tipos de atualizações que você deseja ou não receber: Status, fotos, jogos, curtir, comentários e etc.
Em resumo: se você desmarcar no seu amigo “comentários e opções curtir”, o único efeito prático é que você simplesmente deixará de saber o que o mesmo andou comentando e curtindo pelo facebook, nada mais do que isto!
Não há nada o que os usuários do facebook possam fazer que não seja se policiar e tomar cuidado com o que postam nas páginas e grupos “públicos”.
Ao invés de você compartilhar a mentira, compartilhe esta postagem que procura esclarecer adequadamente as pessoas ao invés de procurar vulnerabilizá-las e espalhar mentiras.


Um comentário:

joseph fernandez disse...

eaaaaaaaaaaaaaaaae... mto legal essa coisa ae professor. agente tem que cuida dessas coisa ai da internet pq tem muito bandido e ladrao e sequestrante que usa a internet pra se aproveitar dosotro, intao vamu cuida galera.
falow prof Quinto te vejo na aula !!!

Postar um comentário